Comando controle vs Comando de Missão

Engraçado como eu ouço de vez em quando as pessoas que ainda não conseguiram se desapegar do modelo de comando/controle se justificarem por uma formação ou influência militar.
E lendo sobre os modelos modernos de gestão, que são focados em estruturas colaborativas e de inovação, um autor começou também a citar o exercito, o que me fez ir um pouco mais fundo nessa história. Então o que eu descobri? As forças armadas modernas (desde o final do século XIX), entenderam que o modelo de comando/controle não é mais adequado à diversidade e complexidade das batalhas. Desde 1908 que o exercito americano, por exemplo, e ele não foi o primeiro, vem evoluindo um modelo chamado de Comando de Missão.
“Important mission command principles found in ADP 6-0 include missionorders—“directives that emphasize to subordinates the results to be attained,not how they are to achieve them.”3
Ou seja, o princípio é o mesmo que as grandes corporações, que valorizam os modelos mais colaborativos e inovadores, se baseiam. Estabeleça os objetivos corporativos, de forma bem alinhada com seus times; forneça mecanismos eficientes para medir os resultados (e não a forma como obtê-los); dê autonomia para os times se organizarem e tomarem as decisões necessárias para se adaptarem ao contexto inesperado de cada “missão”.
E sim, alguns dos mais bem sucedidos modelos de gestão modernos são baseados em métodos e táticas do exercito. Jeff Sutherland cita numa apresentação no ESE, em abril de 2011, em Zurich, que boa parte dos métodos que ele trouxe para o scrum são baseados ou inspirados em suas experiências nas forças armadas americanas. Sim, ele também tem formação militar, foi Top Gun de sua turma, servindo 11 anos na carreira militar.
Quem quiser ir além:
Quando alguém vier denovo com essa conversinha fiada, pede para ele se atualizar, porque ele está parado no século 19. 😉
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s